A Cozinhar com a Ramirez na Loja das Conservas


No passado domingo, dia 12 de Outubro, estive a cozinhar na Loja das Conservas em Lisboa, onde apresentei um showcooking dedicado às Conservas Ramirez. A realização deste showcooking esteve inserida no âmbito das comemorações dos 160 anos da marca, que teve a gentileza de me convidar para realizar este evento. Aceitei o convite, em primeiro lugar porque ia fazer o que mais gosto, cozinhar, e depois porque adoro conservas. O objectivo do showcooking era dar a conhecer as novidades das conservas Ramirez e claro, dar a oportunidade ao público presente de degustar essas mesmas novidades. Sou um grande apreciador de conservas, pelo que estão sempre presentes na minha despensa e é frequente fazer uma ou outra receita com elas, como é o caso deste Pão de Sardinhas, que é repetente cá em casa e faz sempre sucesso, desta Empanada de Sardinha, destes Cestinhos de Pão e Atum ou desta Pizza de Cavala.


Lembro-me de gostar de conservas desde sempre e acho que este gosto me foi transmitido pelo meu pai. Lembro-me de ser ainda criança e a minha mãe fazia muitas vezes aquela sopa consistente que leva massa, feijão, carne e vegetais. A sopa, por ser "pesada" servia de refeição principal, mas para o meu pai um prato de sopa não era suficiente, então ele terminava sempre essas refeições abrindo uma lata de sardinhas ou atum que comia com broa ou pão feito no forno de lenha. E eu adorava aquilo, não propriamente o peixe, que como qualquer criança ainda não o apreciava, mas adorava lambuzar-me com o pão que molhava no molho da lata. Claro que outra coisa que adorava fazer era abrir a lata. Naquele tempo ainda não existiam as aberturas fáceis, haviam umas chaves especiais em ferro que eram vendidas juntamente com a lata e depois a abertura passava por um processo cuidadoso de enrolar delicadamente a tampa da lata, tendo o cuidado de não entornar o molho. Claro que isso muitas vezes era uma missão quase impossível e que acabava com a roupa cheia de nódoas, uma ou outra vez com um golpe num dedo e claro, um valente e inevitável ralhete.


Hoje em dia tudo é diferente, as embalagens são muito mais fáceis de abrir, e são também muito mais bonitas. Cada vez mais as marcas apostam no aspecto estético dos produtos que vendem, não descurando, claro, a qualidade dos mesmos. E a Ramirez é pioneira no que diz respeito à inovação no mundo das conservas, trabalhando já com 14 países e tendo sido a primeira marca a lançar pela primeira vez em todo o mundo as latas de conserva com abertura fácil, em alumínio e mais tarde em folha de Flandres.

Para este showcooking, foi-me pedido para fazer algumas receitas com os mais recentes produtos da marca, como é o caso das Sardinhas sem Pele e Sem Espinhas, das quais fiquei fã.
Preparei assim cinco receitas rápidas que tanto podem servir de entrada num jantar de família ou amigos, como podem ser conjugadas e fazer delas uma refeição principal. As receitas estão aqui em baixo e a avaliar pela satisfação dos presentes, fizeram sucesso.
Quero agradecer a todos aqueles que se juntaram a mim  nesta aventura culinária, numa manhã de domingo chuvosa, mas que ainda assim deixaram o conforto dos seus lares e vieram até à Loja das Conservas. Um obrigado especial à Sílvia e à Cláudia, responsáveis pelas imagens aqui presentes e outras que podem ver neste álbum. Obrigado também à Sara Costa da Loja das Conservas, pelo apoio prestado e também à Joana Queiroz e à Maria Manuel, ambas pertencentes à Ramirez.
Acho que o objectivo foi superado com sucesso, saí de coração cheio e com a certeza de que passei a mensagem de que o acto de degustar uma conserva não passa apenas por abrir uma lata e comer o que está lá dentro e bastando um pouco de criatividade, podemos criar uma receita irresistível.

18 comentários:

  1. Que manhã domingueira extraordinária (mesmo com chuva) e que receitinhas de conservas gourmet DELICIOSAS... nem almocei :-)
    Beijinhos meu amigo Célio... muito sucesso :-)
    C

    ResponderEliminar
  2. Adorei as receitas, as fotos, tudo! sou fã de conservas e estas são a "minha cara". Obrigada por tornares a árdua tarefa de comer todos os dias mais fácil e saborosa! :)

    ResponderEliminar
  3. Não resisti e ainda vim espreitar os teus petiscos de que já se falou tanto. Que maravilhas, Célio! e olha, afinal, esquece o que te disse acerca do livro. Agora acho mesmo é que ainda te vou ver com um programa de culinária na televisão. É que ficas mesmo bem e é uma delícia ver-te cozinhar!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Olá Célio,

    parabéns pela participação, tem tudo um ar maravilhoso e cheio de bom aspecto.
    Aquela saladinha de grão deve ser uma perdição, adoro grão.
    Fico feliz por te ver a crescer:), mereces muito pois é notório o teu esforço e dedicação para com o Sweet Gula.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Célio pelas boas propostas apresentadas e pela divulgação de produtos portugueses de muito boa qualidade!
    Um beijinho
    Helena
    Cooking

    ResponderEliminar
  6. Celio que maravilha de receitas , nem sei qual atacava primeiro.
    Os produtos são de muito boa qualidade.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Célio pela participação e pela divulgação destes produtos! Adorei as propostas e são, sem dúvida, boas opções para uma alimentação saudável e outra forma de elevar as conservas.
    Fico feliz por ti! Espero que continues a ter muitas destas oportunidades e quem sabe ainda nos cruaremos num dos teus workshops!
    uma beijoca ;)

    ResponderEliminar
  8. Eh pah Célio, isso é que foi um fartote de comida! Também adoro conservas. Ultimamente estou fã do salmão em azeite e alho, acho perfeito. Mas a minha preferida de todo o sempre é a cavala em tomate picante. Adoro barrar pão com pasta de azeitona preta, colocar a cavala com o molho e salpicar com fet esfarelado e muitos oregãos - melhor não há, tens que experimentar e depois diz-me alguma coisa :)

    ResponderEliminar
  9. E pelo aspecto devia ser tudo delicioso, parabéns!

    ResponderEliminar
  10. Acho que já te tinha dito que tens mesmo jeitinho pra isto :) e quando se faz o que se gosta...é sempre um sucesso!
    Vou daqui cheia de fome....e tentada a experimentar algumas destas sugestões!
    Bjinho

    ResponderEliminar
  11. Tanta coisa boa! Que iniciativa espetacular! Temos conservas de tanta qualidade!
    Beijinhos,
    Amélia
    www.noleftovers.pt

    ResponderEliminar
  12. Adorei ler este post. Com ele também revivi memórias. Lembro-me de quão difícil era abrir uma latinha de conserva com aquela peça de metal. Um verdadeiro filme muitas vezes sem final feliz. Parabéns por esta iniciativa e por este kit de receitas fabulosas. Cá em casa o meu marido é muito fã de conservas e tal como o teu pai nem sempre fica satisfeito com a sopinha. E lá vai a latinha.... Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  13. Parabéns!
    Tem tudo tão bom aspecto...

    ResponderEliminar
  14. Parabéns, Célio!
    Adorei o teu post :) As tuas sugestões são deliciosas e sempre com um aspeto bastante apetecível ;)
    Beijinhos,
    Margarida

    ResponderEliminar
  15. Fantástico show que tu deste Célio! Tiveram muita sorte os privilegiados que puderam assistir e degustar!
    As nossas conservas são muito boas e prestam-se a excelentes receitas como é o caso das tuas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. E que bem ficaram as tuas fotos, Célio...
    E que bem TU ficaste nas fotos...
    O teu ar descontraído e bem disposto desde logo preconiza o sucesso que te há-de sempre bafejar !
    E eu sempre te aplaudirei, pelo muito que te admiro ! :)
    Parabéns, amigo, um grande beijinho para ti ! :)

    ResponderEliminar
  17. Sem dúvida uma boa escolha, agora ao alcance de todos através da loja online😉

    ResponderEliminar