Clafoutis de Chocolate Branco com Swirl de Amora

Esta sobremesa poderia também chamar-se "O Clafoutis que era para ser Brownie". Quando a preparei, idealizei fazer uns brownies de chocolate branco. Mas ainda bem que a consistência ficou mais "tipo pudim", pois resultou num delicioso Clafoutis de Chocolate Branco, ao qual decidi adicionar um swirl de amora.



Recentemente fui desafiado pela Alsa, que me enviou alguns artigos, a criar uma sobremesa. Optei por usar a Mousse de Chocolate Branco, pois aprecio o seu sabor e acho que resulta lindamente nesta receita, tanto no contraste de cores, como de sabores, entre o chocolate e as amoras. O resultado surpreendeu bastante pela positiva.
E como estamos no Natal, e deve-se aproveitar o máximo de tempo em família, estes preparados Alsa são ideais para não perder muito tempo na cozinha e criar uma receita simples e deliciosa.

A Alsa já existe no mercado das sobremesas à mais de 30 anos e continua a surpreender, procurando satisfazer o cliente e respondendo a necessidades e exigências cada vez mais diferenciadas, em segmentos como o das mousses, pudins, gelatinas, etc. Alsa é uma marca de referência, quando se pretende dar um final feliz a uma refeição, tal como eu fiz, criando estas estrelas de Clafoutis.




Ingredientes:
| 100 gr. de margarina à temp. ambiente
| 50 gr. de açúcar
| 1 iogurte natural
| 2 ovos
| 40 gr. de farinha
| 1/2 c. (café) de fermento em pó
| 1 c. (chá) de açúcar baunilhado
| 1 emb. de Mousse de Chocolate Branco Alsa

[para o creme de amora]
| 1 iogurte natural
| 100 gr. de amoras (usei silvestres, congeladas)
| 3 c. (sopa) de açúcar em pó)

Método Tradicional:
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Bata a manteiga, juntamente com o açúcar até obter um creme esbranquiçado.
Adicione o iogurte natural e bata. Sem deixar de bater, adicione os ovos, um de cada vez.
Junte a farinha, o fermento, o açúcar baunilhado e a mistura para mousse de chocolate branco Alsa e envolva no creme. Bata mais alguns minutos.

[preparação creme de amora]
Com um garfo, esmague as amoras, adicione o iogurte natural e o açúcar em pó. Envolva e misture muito bem até os ingredientes ficarem bem ligados.

Método Thermomix - Bimby:
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Coloque a margarina no copo, junte o açúcar e programe (2min/37ºC/vel2).
Adicione o iogurte natural, os ovos, a farinha, o fermento, o açúcar baunilhado e a mistura para mousse de chocolate branco Alsa. Programe (3min/vel4).

[preparação creme de amora]
Com um garfo, esmague as amoras, adicione o iogurte natural e o açúcar em pó. Envolva e misture muito bem até os ingredientes ficarem bem ligados

_____________♣♣♣____________

Verta a massa numa forma, forrada com papel vegetal e alise com uma espátula. Sobre a massa coloque colheradas do creme de amora. Com uma faca desenhe o swirl a gosto.
Leve ao forno a cozer, durante cerca de 30 minutos.






15 comentários:

  1. Ola Célio!
    Eu bem te disse que ia surgir uma receita deliciosa dessas mãos fantásticas! Que deliciosa forma de utilizar essa mousse de chocolate branco! A combinação com amoras é perfeita e esse efeito swirl resulta sempre bem.
    A apresentação está divinal como sempre!
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Célio, parece que entrei num mundo mágico ;)
    Adorei, parabéns!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Olá Célio,
    Bem, fiquei completamente rendida a esta sobremesa, adorei, adorei e adorei!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderEliminar
  4. Mais natalício não podia estar! Ficaram lindos e o sabor certamente convence qualquer guloso como eu por tudo o que é chocolate.
    Beijinhos
    Boas festas
    Lena

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Célio,
    Em primeiro lugar, muito obrigada pelo teu último super simpático comentário e como lá escreveste que aprendes sempre algo de novo com as visitas ao meu blogue, vou ensinar-te mais uma coisa hoje. Brownies são de chocolate escuro. Se queres fazer algo parecido mas com chocolate branco, não lhe chamas Brownies e sim Blondies.
    Chocolate branco e amora são um casamento dos céus e só podem resultar em algo magnífico como este teu clafoutis que era para ser um blondie e virou algo de sublime e, aposto, magnífico em termos de sabor e textura.
    Beijinhos grandes,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha, ficastes a ganhar com a troca, não?

    Bjs.

    Paula

    ResponderEliminar
  7. Que aspecto !
    Todas as receitas que encontro aqui me agradam.
    Parabéns ao SWET GULA!

    ResponderEliminar
  8. Célio,as tuas estrelinhas são simples e deliciosamente viciantes!têm um aspecto fofo e delicado e tenho certeza que desapareceram num instante.Chocolate branco e amora é uma combinação que não experimentei ainda mas vou "emprestar" a ideia.
    bjns

    ResponderEliminar
  9. As coisas que se aprendem por aqui... Fiquei a saber que nos doces, também existem os loiros e os morenos :) Este teu clafoutis (que também não sei muito bem o que é, mas prometo que vou descobrir) que era para ser blondie, com essa mistura de amora, está um verdadeiro apetite!! E tu fotografaste-o com a mestria do costume!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde Célio!

    Mais uma excelente sugestão. Adorei. Simples e deliciosa de certeza. Gostei da ideia de transformar o Clafoutis em estrelinhas. Foi uma ideia genial. Parabéns!

    Beijinhos;

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  11. Célio,
    Pegaste numa mousse instantânea e fizeste uma receita original, com uma conjugação perfeita de ingredientes.
    O formato é lindo e natalício.
    As fotos falam por si.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  12. On the hunt for an "electrician contractor" who's the bee's knees? Well, look no further! These cats aren't your regular tradesmen; they're the crème de la crème. Whether you need a couple of outlets swapped or a full-blown rewire, they've got you covered. Plus, their attention to detail is off the charts. So, why settle for anything less than the best when it comes to your electrical needs? For more info, just click the link!

    ResponderEliminar